Monday, June 6, 2011     17:19

Dicas / Artigos

Dicas Úteis para Manter um Carro

Confira abaixo algumas dicas sobre como manter seu veículo sempre em perfeito estado e com a manutenção em dia e artigos com ultimas novidades dos veículos das marcas que trabalhamos.


- Artigo | Rússia: Duster e Logan no top 5 dos mais vendidos em julho

- Artigo | Renault Clio RS ganha reestilização

- Artigo | PSA Peugeot Citroën é recompensada pelo 8º ano consecutivo no Prêmio Internacional do Motor

- Dica | Confira sete passos para proteger a pintura do carro

Dica | Confira sete passos para proteger a pintura do carro


Manter a pintura do carro intacta é uma tarefa que exige dedicação dos proprietários. Especialistas garantem que, mesmo com os diversos serviços de estética automotiva disponíveis no mercado (polimento, espelhamento, envelopamento, entre outros), alguns cuidados básicos devem ser executados pelo dono do carro no dia a dia.

Afinal, não podemos esquecer de que uma das principais garantias proporcionadas pela manutenção estética do automóvel é a sua maior valorização na hora da revenda.


pintura automotiva - proteção da pintura - saiba como proteger a pintura do carro - 26/08/2013













Muitas vezes, por falta de conhecimento, as pessoas realizam alguns procedimentos de forma equivocada - até mesmo na lavagem do carro - sem saber que aquilo pode prejudicar a textura da pintura", alerta Andre Martini, gerente da Make Up Estética Automotiva, unidade Azenha.

Nessa linha, atitudes como, deixar por muito tempo resíduos provenientes de árvores e animais sobre a pintura, também pode ocasionar falhas: "Deixar resinas de árvores, por um longo tempo provoca a corrosão do logal, porque elas são ácidas e oxidam o local, parecendo ao olho nu, uma mancha branca" explica José Luis Anapolski, engenheiro mecânico e proprietário da Clinicar Serviços Automotivos, de Porto Alegre.

Abaixo você confere dicas valiosas para manter seu carro impecável.

1. Combata sujeiras do ambiente externo
- Diversos fatores contribuem para o desgaste da pintura do carro, mas um dos mais comuns e simples de evitar são os resíduos de árvores e dejetos de pássaros. Ambos, se não retirados rapidamente e de forma correta, podem danificar a pintura com manchas.

- Antes de tentar retirar os resíduos já fixados na pintura o ideal é umedecê-los até que amoleçam e saiam com facilidade, sem riscar a lataria”, explica Andre Martini.

- Outra dica é carregar sempre no carro itens para fazer a retirada imediata das sujeiras: “tenha sempre no veículo um borrifador de água e um detergente neutro para remover as resinas”, indica José Luis Anapolski.

2. Lave o carro regularmente, pelo menos uma vez por semana
- Lave seu carro ao menos uma vez por semana. O ideal é livrar a superfície do carro do contato do carro com poeira, barro e areia. A lavagem deve ser realizada na sombra. O motivo é não deixar que raios solares entrem em contato com os produtos químicos da lavagem, pois isso também causa manchas.

- Não utilize produtos como detergente de cozinha, querosene ou solvente para lavar o carro. Existem produtos automotivos específicos para esta finalidade. 

3. Tenha atenção durante a lavagem
- Realize a lavagem sempre de cima para baixo. Essa técnica evita que resíduos de asfalto localizados na parte inferior do carro sejam transferidos para a parte de cima, arranhando a pintura.

- Ao lavar o carro em casa, não esqueça de abrir o capô para haja a secagem completa das grades e dutos próximos ao para-brisa. Do contrário, os dutos entopem e podem ocasionar até vazamentos internos de água.

- Em caso de contato do automóvel com piche de asfalto, não há motivos para desespero. Mesmo que as gotículas se fixem à lataria ou aos vidros, especialistas indicam o uso de uma pequena quantidade de queronese embebido em algodão. Para retirar a gordura deixada pelo produto, basta realizar a lavagem com produto específico de limpeza automotiva.

4. Cuidados após a lavagem
- Após a lavagem, realize também a secagem total da lataria para evitar manchas.

- Uma vez por mês aplique uma cera cristalizadora ao final do processo de lavagem e secagem. Após a colocação da cera, passe uma flanela em movimentos circulares, em pequenas regiões de cada vez, para dar brilho.

5. Evite estacionar em locais abertos e embaixo de árvores
- Para manter uniformidade da pintura do automóvel o ideal é manter o carro sempre estacionado em local protegido de sol, poeira, vento, chuvas e sereno. “Deixar o carro parado na rua, no sereno, deixa o carro úmido. Quando partes do carro não secam completamente e são expostas ao sol, formam-se manchas”, explica Martini.

- Em caso de contato com geada, não force a retirada dos fragmentos com objetos pontiagudos. Prefira deixar que ela derreta naturalmente.

- Evite estacionar embaixo de árvores para diminuir o risco de contato com os resíduos descritos anteriormente. Se não houver alternativas e tiver que estacionar na rua por muito tempo, uma boa solução é cobrir o carro com uma capa.

6. Realize o reparo imediato dos amassados
- Pode não parecer, mas possíveis colisões do automóvel, se não reparadas tão logo possível, afetam diretamente a pintura do carro, por causa da corrosão. “Ocorre que com o tempo a peça danificada sofre corrosão, prejudicando o processo de reparação da peça e, fazendo com que a mesma tenha que ser trocada por uma nova”, explica Anapolski. 

- O mesmo vale para carros envelopados, pois ao contrário do que muitos acreditam, a técnica de aplicação da película sobre a lataria não a preserva em caso de colisões.

7. Invista em embelezamento e proteção extra
- Para uma proteção mais intensa e em longo prazo, serviços específicos como polimento e espelhamento da pintura são recomendados a cada seis meses.ou doze meses. Ambos retiram riscos superficiais e a ampliam a proteção da superfície contra a ação corrosiva.

Fonte: http://revista.pensecarros.com.br/especial/rs/editorial-veiculos/19,521,4247149,Confira-sete-passos-para-proteger-a-pintura-do-carro.html